23/06/2017

Na Série D, América leva quase 2 mil torcedores a mais que o ABC ao Estádio!!!

Na Série D, América leva quase 2 mil torcedores a mais que o ABC ao Estádio!!!
Material cedido pelo pesquisador Marcos Trindade mostra que torcedor americano está sendo ‘mais fiel’ do que o abecedista no Brasileirão de 2017

Rodrigo Ferreira e José Aldenir / Agora Imagens
Torcidas de América e ABC, em Natal

Historicamente, a discussão entre as torcidas de ABC e América para descobrir qual clube tem o maior número de adeptos no Rio Grande do Norte sempre rendeu boas conversas. Característica do caso, sempre que surgem as pesquisas para medir a quantidade de torcedores no Estado, aquele clube que aparece melhor colocado ostenta os números divulgados, que pelo menos nas últimas vezes deu como ‘vencedor’ o ABC, ainda que atrás de grandes clubes do futebol nacional como Corinthians-SP e Flamengo-RJ.

Em 2017, pouco mais de um ano desde a divulgação do último levantamento (feito em janeiro de 2016) as discussões sobre quem possui o maior número de torcedores no RN se intensificaram e ganharam uma nova ramificação, criada em detrimento da presença inédita do América na Série D, última divisão do futebol nacional. Apesar da dura realidade dentro de campo, o Alvirrubro da Rodrigues Alves tem levado, até aqui, mais torcedores que o seu rival ABC, atualmente disputando a Série B do Brasileirão, duas divisões acima no futebol nacional.

De acordo com o levantamento feito pelo pesquisador do futebol potiguar Marcos Trindade – e repassado com exclusividade à reportagem do Agora Jornal -, atualmente, o América tem levado, por jogo, cerca de 2 mil torcedores a mais que o rival ABC, muito embora esteja disputando uma competição bastante inferior no nível técnico. A situação, como não poderia ser diferente, vem gerando muitas reações sobretudo nas redes sociais, onde americanos tiram sarro dos abecedistas devido aos números.

Até agora, o América já disputou três jogos dentro da Arena das Dunas como mandante na atual edição do Campeonato Brasileiro e venceu todos: 3 a 0 sobre o Murici-AL, 3 a 1 sobre o Jacobina-BA e 3 a 2 sobre o Sergipe-SE. Neles, levou 16.616 alvirrubros ao estádio, representando uma média de 5.539 torcedores a cada partida.

O ABC, por sua vez, disputou até o momento cinco jogos em Natal: vitórias contra Vila Nova-GO (1 a 0) e Paysandu-PA (2 a 1), empates contra Paraná-PR (0 a 0) e Figueirense-SC (2 a 2), e derrota para o CRB-AL (3 a 1), este último disputado na terça-feira passada, dia 20. Juntando todos, levou 18.180 adeptos ao Frasqueirão, representando uma média de 3.636 por jogo. Ou seja, entre as médias dos dois clubes, há uma diferença de 1.903 torcedores a cada duelo, favorável ao América.

ÚLTIMOS 10 ANOS

No material cedido por Marcos Trindade ao Agora Jornal, os números apontam que, nos últimos 10 anos, a média geral do ABC é superior a do seu rival contando apenas os jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Se consideramos de 2007 até aqui, o Alvinegro disputou oito vezes a Série B e três vezes a Série C, enquanto que o América jogou uma vez a Série A, seis vezes a Série B, três vezes a Série C e, agora, está jogando pela primeira vez a Série D.

Desde então, o Alvinegro de Ponta Negra conseguiu levar 903.485 torcedores ao Estádio durante 168 jogos. Já o América, por sua vez, carregou 734.813 adeptos às praças esportivas onde mandou seus jogos nos últimos anos – que foram várias, desde Natal até Goianinha, cidade distante 52km da capital potiguar –. Fazendo a média, no período, o ABC levou 5.378 torcedores ao estádio em cada jogo, enquanto que o América levou 4.593, uma diferença de 785 por partida pró-ABC.

Fazendo o comparativo por ano, no mesmo período, o ABC levou mais público que o América aos estádios em sete oportunidades (2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2016), e o Alvirrubro em outras quatro (2009, 2014, 2015 e, até o momento, 2017). A principal curiosidade entre os números é que se identificou que em quase todos os anos em que um clube esteve em divisão inferior ao outro, este sempre conseguiu levar mais torcedores ao estádio.

São os casos de 2007 (onde o ABC, na Série C, teve média melhor que o América, na Série A); de 2010 (o ABC, na Série C, teve média melhor que o América, na Série B); e de 2015 (o América, na Série C, teve média melhor que o ABC, na Série B). A única vez em que este fenômeno não ocorreu foi em 2011, quando o América estava na Série C e o ABC na Série B. No entanto, para Marcos Trindade, justifica-se pelo fato de que, naquele ano, o América mandou seus jogos em Goianinha devido a indisponibilidade de estádios em Natal.
FONTE: AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário