22/09/2015

Em evidência: saiba quais são as 10 profissões do futuro!!!

Em evidência: saiba quais são as 10 profissões do futuro!!!
Quando você ouve ou lê a expressão profissões do futuro pode ser que imagine logo aqueles cenários de filmes de ficção científica, com pessoas usando roupas cheias de brilhos e muita tecnologia.

Pode ser que você não esteja muito enganado, porque o certo é que, com a evolução social e tecnológica, realmente surjam ocupações que mereçam esta denominação. Mas esse futuro não deve estar tão longe, não. Você está preparado?

Afora o cenário de filmes de ficção científica, e as roupas, podemos apresentar aqui o que especialistas chamam de profissões do futuro. Elas foram identificadas como macrotendências e são o que deverão nortear o objetivo e a formação de jovens nos próximos dez anos.

Entre essas macrotendências que definem as profissões do futuro, os estudiosos identificaram interesses como inovação, sustentabilidade, preocupação com a qualidade de vida e aumento da expectativa de vida.

Confira abaixo a lista de dez profissões do futuro e de como elas podem influenciar a sua vida e as suas decisões. As especialidades fazem parte de uma relação divulgada pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV):

1. Gestor de resíduos

Ligada à questão ambiental, essa profissão vai se destacar porque a produção e a destinação de lixo está cada vez mais em foco como fator de preocupação das comunidades. O correto direcionamento dos resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda são as atividades principais desse profissional.

2. Gestor de ecorrelações

Mais uma profissão que tem total relação com a questão ambiental. Nessa atividade, a palavra de ordem é a sustentabilidade e ela reúne o conhecimento de engenheiros e advogados especializados em causas ambientais e também de pessoas ligadas à comunicação.

3. Engenheiro civil

Esse profissional deve continuar em destaque no mercado de trabalho porque os investimentos em infraestrutura seguem. Aeroportos, portos, linhas férreas e estradas seguirão em construção. Os especialistas apontam que esse tipo de profissional será cada vez mais solicitado para grandes obras.

4. Engenheiro hospitalar

O foco nessa profissão são os conhecimentos técnicos para lidar com todo o tipo de equipamento hospitalar de alta tecnologia. É uma área que exige investimento em especialização para quem já tem formação em engenharia.

5. Engenheiro de petróleo e gás

Ainda dentro da engenharia, esse profissional vai se destacar pelos próximos 15 ou 20 anos. Isso se justifica pela busca cada vez mais constante por técnicas eficazes na extração de petróleo e gás.

6. Bioinformacionista

Essa atividade tem foco nos profissionais que misturam formação em informações genéticas e elaboração de remédios. É uma ponte interessante entre o desenvolvimento de medicamentos e as técnicas clínicas.

7. Técnico em telemedicina

São os profissionais capazes de fornecer diagnóstico e tratamento para moradores de áreas remotas do planeta.

8. Conselheiro de aposentadoria

Esses profissionais têm futuro no mercado de trabalho justamente por causa do aumento da expectativa de vida da população. É um conselheiro com habilidades nas áreas de contabilidade, finanças e gestão, que poderão ajudar as pessoas a planejar suas vidas.

9. Gestor de qualidade de vida

Esse tipo de gestor deverá ser capaz de mapear os riscos de problemas ligados à saúde. O foco é a promoção da qualidade de vida e do equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

10. Gestor de inovação

Os especialistas apontam o sucesso dessa profissão porque a inovação deverá ser um departamento fixo na maioria das empresas. Hoje ele até existe, mas, na maioria das vezes, está ligado ao departamento de marketing. No futuro, será independente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Terra, via Doutíssima
Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário