ENTREVISTAS COM CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR MIPIBUENSE AO BLOG OLHAR ATENTO: FELIPE GONÇALVES!!!
POR DANIEL FAGUNDES
01- Fale um pouco sobre você.
Sou Filipe Gonçalves Barbosa, tenho 25 anos, sou casado, natural de Natal mas moro no município desde minha infância, tenho formação Técnica em segurança do trabalho e atualmente estou cursando Bacharelado em Educação Física na UFRN, sou conselheiro tutelar de São José de Mipibu desde 04 de Setembro de 2012 quando fui eleito para tão importante missão.
02 -Por que se candidatar ao Cargo de Conselheiro Tutelar de São José de Mipibu?
Sou candidato a reeleição ao cargo de Conselheiro Tutelar por acreditar na importância de dar continuidade ao trabalho que venho executando de forma honesta, comprometida, incansável e competente, onde durante todo o meu mandato neste órgão eu exerço a função de Vice-Presidente e Secretário deste colegiado.
03- Explique quais são suas propostas para melhorar o Conselho Tutelar Mipibuense?
Minhas propostas são:
- Atender a população com igualdade, educação e respeito.
- Trabalhar em rede com os profissionais das equipes técnicas do município como CREAS, CRAS, NASF, entre outros, onde nesses quase 03 anos que sou conselheiro fiz muitos amigos.
- Lutar por políticas públicas que visem a melhoria e a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município.
- Lutar pela melhoria da estrutura física da sede do conselho tutelar junto aos responsáveis por manter a mesma em condições de funcionamento.
- Ser parceiro das escolas públicas e particulares do município, ministrando palestras, aconselhando pais e alunos, e ajudando no que me for cabível e estiver dentro das atribuições do conselho tutelar.
- Atuar conforme previsto no Art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Procurar cada vez mais encontrar formas de melhorar o atendimento daqueles que precisam de ajuda.
- Trabalhar em parceria com os meus colegas de trabalho deixando que assuntos pessoais não interfiram no atendimento.
04 - Você sabe que a função de Conselheiro Tutelar é de dedicação exclusiva? Estará pronto para ser chamado as 02:00h da manhã para atender uma criança em situação de risco?
Sim, como muitas vezes deixei de estar com minha família, em momentos de lazer, para estar solucionando os problemas que aparecem, como já levei uma criança em situação de abandono para a que minha esposa pudesse amamentar o mesmo, como já fui acionado durante a madrugada para receber uma criança que havia sido abandonada em vias públicas, como muitas vezes não tive horário de voltar pra casa.
05- A imprensa tem divulgado que hoje a função de Conselheiro Tutelar está sendo profissão de risco qual a sua opinião?
Eu considero que há riscos na profissão, mas também acredito que trabalhando de forma correta e transparente poderemos reduzir esses riscos, infelizmente nem todos sabem das atribuições do conselheiro tutelar e querem nos responsabilizar por ações da polícia, por decisões da promotoria e do juizado o que algumas vezes nos colocam em risco, vale salientar que o conselho tutelar é um órgão responsável, entre outras coisas, por encaminhar aos órgãos responsáveis e requisitar serviços, então se o conselheiro tiver o conhecimento de suas atribuições esse risco será bem reduzido.
06- Há boatos de que haverá uma interferência direta de alguns políticos apoiando candidatos ao Conselho Tutelar, seria um test drive para as Eleições de Vereadores em 2016?
Não sei ao certo, só o que ouço são boatos que vereadores estão comprando brigas por candidatos e que estão dispostos a investir alto para eleger seus pupilos, que tem candidatos comprando lideranças políticas nas comunidades, e que alguns secretários municipais estão apoiando alguns candidatos, mas não sei da veracidade dos fatos, temo que os boatos sejam verdade, mas espero que a população tenha a consciência da importância do conselho tutelar para o município e não use seu voto como moeda de troca para conseguir coisas com candidatos e políticos, que os votos sejam depositados em quem o povo realmente veja estar capacitado para exercer a função.
07- Qual sua opinião sobre a redução da maioridade penal?
É uma questão muito polêmica, mas não vejo como a solução para o problema, creio que o caminho seja um conjunto de ações como o investimento na educação, na reestruturação familiar, no fortalecimento dos vínculos familiares, e quem realmente deveria ser punido não são nossos jovens e sim aqueles que se aproveitam dos mesmos para cometer crimes, a maioria desses jovens são vítimas do estado que não investe em educação como deveria, não investe em programas sociais para ocupar o tempo ocioso com coisas produtivas, em áreas de lazer, entre outras coisas.
08- Qual a importância do Conselho Tutelar em nosso município?
Segundo o ECA, no Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, com isso podemos ter a noção da grandeza da importância do conselho tutelar não só em nossa cidade, mas sim em todos os municípios.
Blog Olhar Atento agradece sua participação e Boa Sorte nas Eleições !
Nenhum comentário:
Postar um comentário