03/03/2017

Cosern esclarece dúvidas de consumidores sobre desligamentos de energia elétrica!!!

Cosern esclarece dúvidas de consumidores sobre desligamentos de energia elétrica!!!
Foto: Maurício Cuca

Você já parou para se perguntar por que falta energia elétrica? Um desligamento pode acontecer por diferentes razões e é importante conhecer as principais características dos seis tipos mais comuns. A seguir, a Cosern esclarece cada um:

1 – DESLIGAMENTOS ACIDENTAIS:

São aqueles causados por:
· Chuvas fortes, ventos e raios;
· Batidas de veículos em postes, erosão no solo ou abertura de crateras;
· Galhos de árvores e outros objetos na rede elétrica;
· Atos de vandalismo.

Nestes casos, o sistema de proteção da rede elétrica da Cosern desliga automaticamente o fornecimento para evitar riscos às instalações e às pessoas. Nessas situações, mantenha distancia da rede, ligue para o telefone 116 informando a ocorrência e aguarde o reestabelecimento da energia.

2 – DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS:

Para que as equipes da Cosern realizem serviços de manutenção e melhoria na rede elétrica, algumas vezes o fornecimento de energia no local precisa ser interrompido por alguns instantes. Estes desligamentos são previamente avisados e geralmente acontecem em dias e horários que provoquem o mínimo de transtorno possível aos consumidores. Outra opção é enviar um SMS para o número 26560, digitando apenas o número da conta contrato (para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone).

3 – POR SOLICITAÇÃO DO CLIENTE:

Você mesmo pode solicitar o desligamento por meio dos canais de atendimento ao cliente da Cosern nas seguintes situações:
· Em caso de desocupação de um imóvel por tempo indeterminado, é aconselhável pedir o desligamento de energia.
· Caso você se mude, ou vendo o imóvel, solicite o desligamento para que o próximo usuário não utilize a energia gerando débitos em seu nome.

4 – INADIMPLÊNCIA

O fornecimento de energia elétrica de um consumidor pode ser suspenso se a conta de luz não for paga. O desligamento pode acontecer 15 dias após o aviso de existência do débito, que aparece na própria conta de energia.

5 – IRREGULARIDADES

A Cosern pode, legalmente, suspender o fornecimento em casos de instalações elétricas irregulares ou que ofereçam riscos à segurança das pessoas;

6 – PROBLEMAS INTERNOS NO IMÓVEL

Se apenas o seu imóvel fica sem energia elétrica, pode ter havido um defeito interno ou sobrecarga na instalação (mal dimensionadas ou deterioradas). Neste caso, a chave geral (ou disjuntor) desliga automaticamente. Um eletricista particular deve ser acionado para normalizar a instalação.
Blog do BG

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