DESTAQUE:PROFESSOR TARCÍSIO PALHANO É HOMENAGEADO DURANTE A X CONFERÊNCIA PAN-AMERICANA DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA!!!
FONTE: BLOG DALTRO EMERECIANO COM ADAPTAÇÃO
Com o tema “Vinculando a educação farmacêutica e o exercício profissional”, foi realizada no período do dia 8 a 10 de novembro, na cidade de Antígua, Guatemala, a X Conferência Pan-Americana de Educação Farmacêutica. O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS); Universidad de San Carlos de Guatemala (Usac), por meio de sua Escola de Química Farmacêutica, e Embaixada da Espanha na Guatemala.
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) enviou dois representantes à conferência: os professores William Peres, presidente da Comissão de Ensino (Comensino) e Tarcísio José Palhano, assessor da Presidência, que foi homenageado durante o evento. Em razão de sua importante contribuição para a Educação Farmacêutica, ele fez parte de um seleto grupo de sete personalidades de sete países agraciadas com o Prêmio de Reconhecimento 2016 da Associação dos Profissionais de Farmácia (APP), da Índia.
Na sua palestra Tarcísio Palhano abordou o tema “La farmacia hospitalaria y la farmacia oncológica en Brasil”.
“É uma honra ser lembrado pelas minhas ações em favor da educação farmacêutica e ainda destacar o nome de meu país, entre tantos outros. Estou imensamente grato por esta homenagem”, disse o professor. Além dos dois representantes do CFF, também esteve presente à conferência a professora Ester Dalla Costa, que participou em nome da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef).
As conferências sobre educação farmacêutica são realizadas desde 1990, a cada dois anos, para promover a colaboração entre os Conselhos, Escolas e Departamentos de Farmácia nas Américas. Entre outros objetivos, as conferências visam traçar diretrizes para que a educação farmacêutica nas Américas possa preparar os estudantes para iniciar a prática da Farmácia como membros vitais das equipes de saúde, com todas as habilidades e conhecimentos requeridos para esse fim.
O professor Tarcísio José Palhano, no mês de setembro foi empossado como membro da Academia Nacional de Farmácia/Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ANF/ABCF),. Indicado pelo acadêmico, Professor José Jeová Freitas Marques, ele ocupa a cadeira de número 54, da Seção de Ciências Naturais, que tem como patrono o Dr. Joaquim de Almeida Pinto.
Palhano habilitou-se ao posto de membro titular da ANF com a apresentação do livro Guia Básico para Farmácia Hospitalar, do qual é coautor. A solenidade de posse aconteceu na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde o agraciado reside e fundou o primeiro serviço de Farmácia Clínica do Brasil.A solenidade foi marcada pela simplicidade característica do homenageado.
Naquela ocasião o mipibuense Tarcísio Palhano foi prestigiado com a presença de seleto grupo formado por Lauro Domingos Moreto, presidente da ANF/ABCF); Walter da Silva Jorge João, presidente do CFF; José Diniz, vice-reitor da UFRN; Dom Francisco Canindé Palhano, bispo da Diocese de Bonfim (BA); e Fábio Dantas, vice-governador do estado do Rio Grande do Norte.
Tarcísio José Palhano é farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor aposentado do curso de Farmácia da mesma universidade. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile, implantou o primeiro serviço de Farmácia Clínica e o primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos do Brasil, no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal. Foi pioneiro ao iniciar o movimento de Formação Prática de Farmacêuticos Hospitalares em conjunto com o Ministério da Saúde. Foi consultor de Saúde em várias instituições do Brasil e integrou importantes comissões nacionais na área farmacêutica. É coautor de várias publicações do Conselho Federal de Farmácia, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde sobre Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica. É assessor da Presidência do CFF e coordenador técnico-científico do Centro Brasileiro de Informação Sobre Medicamentos do CFF (Cebrim). É representante do Brasil no Grupo Consultivo do Programa Internacional de Serviços do Conselho de Acreditação para Educação Farmacêutica, com sede em Chicago – EUA.
MANINHO PALHANO DIZ:Dedico esta postagem aos saudosos amigos, Afonso Palhano, Dedé Palhano e Lulu Davino, grandes admiradores de Tarcisio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário