31/03/2015

Dicas para não errar na hora de comprar peixes e frutos do mar na Semana Santa!!!


Dicas para não errar na hora de comprar peixes e frutos do mar na Semana Santa!!!

De olho vivo
Foto: Arquivo
Na Semana Santa, é tradição o consumo de peixes e frutos do mar, em especial na Sexta-Feira da Paixão. Para não errar nas compras e não ser enganado na pesagem do produto, a Proteste e o Procon-SP listaram algumas dicas.

Pesagem do peixe fresco
Foto: Arquivo / Agência O Globo
Sejam eles adquiridos em feiras ou mercados, sempre acompanhe a pesagem do peixe fresco. Esta deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto.

Armazenamento do pescado fresco
Foto: Arquivo
No SUPERMERCADO, pescados frescos devem estar em balcão frigorífico e, na feira, é necessário ter gelo picado por cima, estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e de insetos. É obrigatório o uso de luvas descartáveis pelo feirante.

Atenção ao gelo
Foto: Arquivo / Agência O Globo
Caso queira que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, fique atento para que o vendedor não o pese depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.

Produtos congelados
Foto: Arquivo
No caso do peixe congelado e os vendidos em embalagens, o balcão não pode estar superlotado. Isso impede a circulação do ar frio e compromete a qualidade. O produto deve estar conservado sempre a temperaturas inferiores a -18 °C, e o resfriado abaixo de 0 °C.

Conferindo o peso
Foto: Agência O Globo / Arquivo
Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.

O GLOBO


Nenhum comentário:

Postar um comentário