Quatro em cada dez jovens acham a camisinha desnecessária!!!
A camisinha, se usada corretamente durante a relação sexual, previne até 98% das transmissões do HIV. No Brasil, cerca de 600 milhões de preservativos são usados anualmente. Contudo, de acordo com o Ministério da Saúde, seriam necessários mais de um bilhão para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
Um dado importante que deve receber a atenção da sociedade é que muitos jovens não utilizam camisinha. Segundo a pesquisa realizada, em 2012, pela Caixa Seguros em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), quatro em cada dez jovens brasileiros acham desnecessário o uso de preservativo. Um dos motivos é o medo que o parceiro desconfie da fidelidade, caso propusesse sexo seguro.
A pesquisa foi realizada com 1208 jovens entre 18 e 29 anos de 15 estados brasileiros. Ao todo, 91% dos entrevistados já haviam tido relação sexual, 40% não consideravam o uso da camisinha um método eficaz na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou gravidez, 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais e apenas 9,4% foram a algum centro de saúde nos últimos 12 meses para obter informações ou tratamento para DSTs.
Este último dado também deve receber uma atenção a mais. Como há falta de informações e interesse por parte de alguns jovens, um em cada cinco acredita que é possível contrair o HIV por meio de talheres e copos de outras pessoas e 15% acredita que malária, dengue, hanseníase e tuberculose são DSTs.
Tanto as informações quanto o uso de preservativos são extremamente importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário