18/04/2014

RELIGIÃO: SEMANA SANTA | MISSA DO LAVA-PÉS!!!

RELIGIÃO: SEMANA SANTA | MISSA DO LAVA-PÉS!!!
PADRE MATIAS
Nesta Quinta-feira Santa, o povo de Deus reunido celebrou, a partir das 17h, a Missa de Instituição da Eucaristia ou, também conhecida como a Missa do Lava-Pés. A Igreja Matriz estava lotada de fiéis comprometidos em vivenciar a programação preparada pela Paróquia com bastante antecedência, que remonta uma tradição de muitos anos.

Após a Missa, todos foram convidados a participarem da Adoração ao Santíssimo, num ritual de silêncio, onde se revesarão os grupos, movimentos e pastorais para manter a igreja aberta para os que quiserem ter este momento de oração e intimidade com Jesus Cristo.


A oferta de Jesus na cruz foi sacramentalmente antecipada na última Ceia pelas palavras do Divino Mestre sobre o pão e sobre o vinho: "Isto é o meu corpo entregue. Este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança, derramado...". Jesus, com efeito, ordenou aos apóstolos que, repetindo o seu gesto, celebrassem sacramentalmente o Seu sacrifício ao longo da história da Igreja.

Com a missa vespertina da Ceia do Senhor, iniciamos o Tríduo Sagrado que nos introduz na dinâmica do mistério pascal de Cristo: a passagem da morte para a vida gloriosa do Ressuscitado. O gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos durante a Última Ceia narrado por São João, define toda a vida de Jesus: doação de toda a sua existência para a libertação do homem do pecado e do mal. A cena do lava-pés não pode reduzir-se a uma representação sentimental do gesto de Jesus, mas deve expressar o nosso propósito de traduzi-lo em atos de amor e de serviço aos nossos irmãos na nossa vida cotidiana.


Fonte: PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário